HIPERPERSONALIZAÇÃO

Hiper-Personalização White Paper

Hoje em dia, empresas de todos os setores sabem que seus produtos e serviços estão se tornando commodities cada vez mais rápido. Para vencer a concorrência no mercado atual, é preciso criar uma diferenciação por meio de experiências memoráveis, conforme explica a Economia da experiência. Se o tópico for uma novidade para você ou se quiser mais detalhes sobre o assunto, leia nosso artigo mais recente em coautoria com Joseph Pine (autor, palestrante e consultor de gestão), intitulado “It’s the (Experience) Economy, Stupid”.

Nessa publicação, mostramos o que é a personalização de experiência, como seria uma estrutura criada para essa finalidade, quais seriam as partes constitutivas da sua plataforma e como elas funcionariam em conjunto; tudo isso com base na nossa experiência prática na criação desse tipo de estrutura. A intenção desse artigo é analisar de forma lógica e transformar o modelo em uma prova de conceito, demonstrando sua aplicação prática atual por meio de exemplos e casos de uso reais.

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Lojas Pompéia Case Study

  • SEGMENTO: Moda
  • PRODUTO: Experience Personalization Suite: Find™ e Recommend™
  • DESAFIO: Melhorar a experiência do usuário e aumentar a receita global do canal online; Contar com Merchandising Avançado decidido automaticamente por IA, eliminando a necessidade da curadoria manual feita por uma consultora de moda.
  • RESULTADOS: A Lojas Pompéia utilizou o Recommend™ e o Find™, da plataforma RichRelevance Experience Personalization Suite, para criar experiências individuais em todo o site.
    +28,3% Ticket Médio
    +32,4% Itens por pedido
    +1,9% de receita x merchandising manual
    +5,8% CTR x Merchandising Manual

Ficamos surpresos com o resultado do teste, no qual provou-se que a Inteligência Artificial da Experience Personalization Platform, da RichRelevance, é capaz de trazer resultados muito mais expressivos do que a curadoria manual do Merchandising, tudo isso graças a capacidade da plataforma de interagir com cada consumidor, levando em conta seu contexto e preferência individual, de forma transparente, aberta e com a flexibilidade dos mais de 300 algoritmos.

– Denis Voloski
Coordenador de Operações, Lojas Pompéia

Fundada em 1953, a Pompéia é uma das maiores marcas de moda do Sul do Brasil e, junto com a Gang, faz parte do Grupo Lins Ferrão, e está baseada em Camaquã, no Rio Grande do Sul, onde possui 77 lojas físicas. Oferece um amplo mix de produtos, confecção feminina, masculina, infantil, calçados, acessórios e itens de cama, mesa e banho, e encontrou em seu e-commerce a forma para expandir seu atendimento a todo o território nacional.

Desafio

Pense sobre o tempo que você passa estudando, escolhendo e subindo os produtos que você julga que irão apresentar o melhor resultado em sua plataforma de e-commerce, por meio de um merchandising totalmente manual. Todo esse tempo poderia ser utilizado para trabalhar na inovação, usabilidade e comunicação da sua marca.

Na Pompéia, os produtos eram recomendados de forma manual por uma consultora especializada em moda, e com uma bagagem imensa de conhecimento, no entanto era um processo que exigia uma grande demanda de tempo.

Solução

A RichRelevance em parceria com a Bluefoot apresentou uma forma alternativa, muito mais eficaz de realizar a venda de produtos online utilizando o melhor da tecnologia. Com o uso da Plataforma de Personalização da Experiência, a Pompéia começou a recomendar produtos de forma automática, decididos pelo Xen AI™, que oferece mais de 300 estratégias para detectar e responder a sinais digitais ilimitados em tempo real, utilizando um espectro completo de algoritmos e IA multi-contextual para entregar personalização massiva em escala.

Resultados

Para provar o valor da tecnologia, foi realizado um teste A/B, separando os usuários em dois grupos, sendo 50% dos usuários recebiam as recomendações manuais e 50% visualizavam os produtos recomendados pela RR. Como resultado, a RichRelevance performou melhor e teve 2% de aumento no RPV, 1,9% de aumento de receita e 5,8% no CTR com um nível de confiança de 100%

Este resultado foi apenas uma amostra da performance da plataforma, pois os consumidores que interagem com a personalização RichRelevance apresentam um ticket médio 28,3% maior, e em questão de itens por pedido, 32,4% a mais.

A Lojas Pompéia utiliza o FIND™ e RECOMMEND™, oferecendo aos seus usuários uma experiência totalmente personalizada, tanto na busca quanto nas recomendações de produto. Além de os consumidores terem uma experiência mais individual com a marca, as melhorias também são para o time da Pompéia, que tem muito mais tempo para pensar em outras áreas do seu negócio enquanto a inteligência artificial da Richrelevance segue elevando seus resultados e melhorando o seu desempenho.

Conclusão

Este estudo de caso demonstra a importância de estar atento às novas tecnologias e de realizar testes para comprovar o resultado. Por meio do processo utilizado, a Bluefoot e a RichRelevance tem a certeza de que oferecem aos seus clientes a melhor solução de tecnologia e consultoria para garantir resultados exponenciais aos seus clientes. Agora a Pompéia consegue decidir, testar e implementar novos merchandisings, com a flexibilidade de poder usar somente a IA da plataforma ou mesclar o conhecimento da equipe criando novas e/ou enriquecendo as regras existentes na Plataforma de Personalização da Experiência RichRelevance.

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Época Cosméticos Case Study

  • SEGMENTO: Cosméticos e Perfumaria
  • PRODUTO: Experience Personalization Suite: Find™, Recommend™ e Engage™
  • DESAFIO: A Época Cosméticos tinha planosagressivos de crescimento, e nãoconseguia alavancar os resultados comas tecnologias utilizadas, foi então que viu na RichRelevance a possibilidade de gerar ganhos reais de performance.
  • RESULTADOS: A Época Cosméticos utilizou toda aplataforma RichRelevance Experience Personalization Suite, incluindo o Find™, para criar experiências individuais em todo o site.
    17% Conversão na Home
    3x Maior Engajamento
    -47% Taxa de Rejeição
    1MM Novos termos indexados no Google

“A RichRelevance nos ajuda a entender melhor nossos clientes porque temosnuma única plataforma toda informação comportamental do nosso site, que nos permite analisar esse comportamento e agir para melhorar ainda mais a experiência de acordo com a necessidade do consumidor.”

– Márcio Carvalho
U/X Coordinator, Época Cosméticos

A Época Cosméticos é uma empresa do Grupo Magazine Luíza, e é líder emcrescimento em todos os canais. Comercializam atualmente +16.000 SKUs,de mais de 740 marcas. Como posicionamento de marca, a Época acredita no poder transformador de cada pessoa explorar a beleza que escolhe ter. E oferece o mix mais completo do mercado para garantir que o cliente tenha todas as opções de produtos num único lugar.

Desafio

A Época tinha planos agressivos de crescimento, e seu time foi desafiado a buscar formas para turbinar seus resultados. Um dos pontos de melhoria levantados foi a personalização da jornada de compras de seus clientes. A Época utilizava um serviço local de recomendação de produtos e busca, mas estava encontrando barreiras nos seguintes pontos:

  • Autonomia, pois não conseguiam um merchandising que conseguisse se adaptar e responder rapidamente a novas necessidades dos clientes e do negócio;
  • Indexação das páginas do buscador, pois o buscador ficava num subdomínio, o que penalizava a Época e não a colocava em posições mais favorecidas;
  • Assertividade, pois a ferramenta anterior não considerava o comportamento individual e contexto em tempo real de seus clientes, mas sim e somente, as similaridades desse indivíduo perante um grupo de clientes;
  • Configurações não flexíveis e limitadas relacionadas a personalização dos conteúdos.

Solução

Com a personalização sendo uma prioridade, a Época Cosméticos optoupor integrar a suíte de produtos RichRelevance a sua plataforma VTEX. A implementação foi facilitada pela BLUEFOOT, que usou da sua camada de integração nativa de produtos ao ambiente VTEX, contribuindo para concluir a implementação em menos de 4 semanas. Em Setembro/18 foi lançada a Busca Personalizada no APP, e logo em seguida, em Novembro/18 foi concluída a implementação do Find™ e do Recommend™ no canal online – justamente antes da BlackFriday, possibilitando então, uma experiência individualizada e em tempo real por meio de uma busca personalizada, recomendações de xprodutos e conteúdos inteligentes a cada cliente.

Como Funciona

Ao pensar em uma solução completa para melhorar aexperiência nos diversos canais de interação com o cliente,a Época Cosméticos buscou por uma solução que fosseflexível e que combinasse dinamicamente Inteligência Artificial, dados comportamentais dos clientes, contextosimplícitos e explícitos, para oferecer uma experiência mais individualizada possível para cada cliente.

As três camadas de personalização do Find™ permitiram a Época configurar diversos parâmetros e combiná-los com os dados de navegação dos clientes para mostrar como resultado produtos que tem a maior propensão de serem o que o cliente realmente procura. Além da configuração dos parâmetros, o Find™ permite que sejam aplicadas regras de negócio que levem em conta fatores como: disponibilidade de estoque, categoria do produto além dos atributos mais relevantes de seu catálogo. O Find™ permitiu a otimização das divulgações de marcas, maior possibilidade de monetização de espaços, oportunidade de Cross Selling de categorias e recomendação de banner por termo de busca.

Por meio do Experience Browser, a equipe da Época consegue monitorar em tempo real tudo o que está acontecendo no site. É possível entender quais produtos estão em evidência, quais regras de segmentação e merchandising estão sendo aplicadas a cada espaço destinado às recomendações de produtos ou banners, e assim, tomar decisões estratégicas rapidamente.

A funcionalidade de Advanced Merchandising da RichRelevance também possibilitou a criação de combinações perfeitas de produtos, eliminando assim, a necessidade do merchandising manual para a formação de combos.

Resultados

Desde a implementação inicial da RichRelevance, a Época tem visto seus resultados crescerem de maneira impressionante. A Época experimentou uma melhora de 15% na performance de carregamento das páginas e um aumento de 77% nas sessões com adição de itens no carrinho em todo o site, e um aumento de 17% na conversão da Home.

Especificamente em relação a Busca, experimentou uma diminuição de 47% na taxa de abandono, um aumento de 61% na conversão, um aumento de 55% no valor médio do carrinho, além de um aumento de 300% no número de páginas por visita.

Considerando apenas a recomendação de produtos, a Época teve uma diminuição de 14% da taxa de abandono, e um aumento de 4% na conversão. Foi notado um engajamento 3x maior após a implementação do RichRelevance Recommend™.

A plataforma RichRelevance possibilitou não somente consertar a deficiência que a Época tinha em relação ao SEO, mas permitiu a criação de mais de 1 milhão de novos termos indexados para a página de resultado de busca, gerando um aumento de 58% no número de sessões originadas de resultados orgânicos.

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HIPERPERSONALIZAÇÃO

Hiper-personalização Overview

Nossa abordagem de Inteligência Artificial(AI) para Personalização. A Hiperpersonalização permite a profissionais de marketing fazerem o que as marketing clouds não fazem: monetizar e entregar experiências personalizadas em tempo real, num nível individual. É uma abordagem exclusiva da personalização orientada por AI, que é inovadora e só pode ser alcançada por três características únicas. Baixe a folha de dados para descobrir mais.

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Riachuelo Case Study

  • SEGMENTO: Moda e Vestuário
  • PRODUTO: Experience Personalization Suite: Find™, Recommend™, Engage™ and Discover™
  • DESAFIO: Para o lançamentodo seu canal online de e-Commerce,a maior rede varejista de moda do Brasil, Riachuelo, queria entregar uma experiência inovadora de busca personalizada que priorizasse de forma dinâmica as preferências particulares de cada comprador, mas agindo em grande escala.
  • RESULTADOS: Além de usar o serviço Engage, Discover e Recommend da RichRelevance, a Riachuelo foi pioneira no uso do RichRelevance Find™ para criar buscas locais individualizadas.
    Implementação de soluções de busca personalizadas em todos os pontos de contato alcançada com sucesso na preparação para o lançamento do site de e-Commerce.
    .15% do total de visitantes utiliza a busca, o que impulsiona a conversão a uma taxa 3x maior que a média do site.

“A capacidade de conectar os clientes Riachuelo com os mais recentes produtos de nosso catálogo que atendem às suas necessidades era um aspecto crucial para nosso e-commerce dar certo, e a RichRelevance entregou essa funcionalidade desde o lançamento com o Find. A solução é fácil para a nossa equipe de e-commerce ajustar, e podemos obter insights significativos a partir dos dados. Graças ao Find, nosso recurso de busca no site contribui significativamente para as vendas on-line em geral.”

– Carlos Alves
Head de e-Commerce da Riachuelo

A Riachuelo é a maior empresa de vestuário no Brasil, possui mais de 300 lojas e 40 mil colaboradores, uma sofisticada cadeia de fornecedores que apoia a manufatura de 90% das roupas vendidas pela rede. Na última década, a companhia se inspirou na Zara e H&M e reconstruiu sua imagem de 70 anos, trazendo o conceito de “fast fashion” para a crescente população em ascensão no Brasil. A companhia se orgulha de entregar 200 novos estilos diariamente até mesmo nos locais mais distantes.
Além da linha de moda básica e cotidiana e das peças que antecipam tendências do momento, a Riachuelo também oferece periodicamente coleções de ponta em colaboração com os principais nomes do design de moda, como Donatella Versace. Este modelo tem sido tão bem sucedido que a Riachuelo mantém um consistente crescimento nas vendas ano após ano mesmo em meio à recente turbulência econômica no país.

Desafio
A Riachuelo já oferecia conteúdo relevante na Web e em suas comunidades ativas nas redes sociais quando decidiu levar sua presença para o e-commerce em 2016. As lojas da Riachuelo são adaptadas para os mercados locais, com diferentes organizações bem como serviços personalizados para seus clientes. À medida que a empresa crescia para apoiar as vendas on-line, ela precisava replicar essa experiência individual e personalizada em sintonia com seu estilo atualizado.
As constantes mudanças na linha de produtos da Riachuelo vieram a ser mais um desafio. Com 48 mil produtos produzidos, distribuídos e vendidos anualmente, a empresa precisava encontrar ferramentas que conectassem os clientes de forma eficiente com os lançamentos que combinassem com suas necessidades do momento.

Solução
Com a personalização como prioridade máxima, a Riachuelo optou por integrar todo o pacote de produtos da RichRelevance em sua primeira oferta de e-commerce. A implementação fez com que a Riachuelo fosse pioneira na
mais recente solução da RichRelevance, a Find, que otimiza a experiência de busca no site para apresentar conjuntos de resultados individualizados.

Como Funciona
Ao desenvolver a experiência de busca em seu e-commerce, a Riachuelo desejava uma solução flexível que combinasse dinamicamente a lógica interna, informações fornecidas pelos clientes e sinais de contextos implícitos que dessem os resultados mais relevantes possíveis para cada comprador.
As três camadas de personalização do Find permitem que a Riachuelo defina vários parâmetros de busca e combine estes critérios com informações dos clientes para criar uma seleção de produtos altamente personalizada. Primeiro, a equipe da Riachuelo pode incorporar segmentos do seu sistema de CRM para associar com produtos e categorias. A segmentação dinâmica nas ferramentas do Find permite a criação de novas regras de negócio em tempo real, com base em critérios como disponibilidade de estoque, localização geográfica, referenciador e categoria de produto.
Além disso, o Find dá à equipe da Riachuelo total controle sobre o conjunto de atributos pesquisáveis associados a cada produto. A Riachuelo pode definir e dar pesos aos atributos para que cada um deles tenha a importância correta, e o algoritmo aplica a medida correta de personalização. Esta capacidade de sintonia-fina essencialmente controla quando e onde a personalização ocorre dentro das buscas, focando no poder do mecanismo do Find em atribuir o que mais importa para os compradores.
O Find também oferece à Riachuelo o controle de combinar parâmetros essenciais de negócio (como os níveis de estoque) com as palavras-chave utilizadas para um determinado termo, bem como qualquer informação de perfil fornecida anteriormente, como preferência de cor e tamanho. A ferramenta de pesquisa considera erros de digitação, plurais, sinônimos e afins não apenas para os resultados, mas para sugestões de texto que orientam os clientes para encontrar categorias relevantes, produtos únicos e conteúdo com valor agregado. As imagens do produto que acompanham os resultados de busca são adaptadas em tempo real para combinar com as cores desejadas; por exemplo, uma busca por “camisa rosa” terá resultados com imagens de produtos de cor rosa.
O comportamento dos clientes no site também é um fator considerado pelo Find, com produtos visualizados e categorias influenciando nos resultados de busca em tempo real. O Find também se baseia na “sabedoria das multidões”, analisando o que a comunidade de compradores tipicamente faz após pesquisar por determinada palavra e utiliza estes dados para criar resultados prioritários.
Por fim, o Find leva em consideração as sugestões individuais de contexto para auxiliar a Riachuelo a entregar resultados ótimos. Localização, sazonalidade, hora do dia e proximidade do local de venda são fatores que influenciam nos resultados, regulados para entregar uma verdadeira experiência de pesquisa individualizada (incluindo os produtos que são exibidos e em que ordem) para cada comprador.

Resultados
Desde o lançamento do seu e-commerce em 2017 com o recurso de personalização completa, a Riachuelo conquistou um grande engajamento e estabeleceu um sólido histórico de vendas online.
O Find se mostrou um mecanismo eficiente de vendas. Os 15% de clientes que utilizam a ferramenta de busca têm 3 vezes mais probabilidade de conversão do que a média geral. Além disso, buscas sem resultados representam apenas 0,16% do total de pesquisas, reduzindo a taxa de rejeição após a pesquisa — sugerindo que os compradores estão se conectando com produtos relevantes e conteúdo digno de envolvimento adicional. O findability da Riachuelo – um cálculo que avalia se os sites entregam os resultados corretos com eficiência, com o mínimo possível de etapas manuais de classificação e filtragem – é de 7,3%.

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Fabricante de Perfumes e Cosméticos Case Study

Para o lançamento do seu e-commerce, a Fabricante de perfumes e cosméticos procurava por uma solução para
maximizar o engajamento das suas consumidoras, oferecendo uma experiência regional coerente com a vigência das campanhas, bem como considerasse a relevância de interações históricas com os produtos da marca.

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