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Personalization Maturity Model

Guia para o Varejo por Relacionamento

O RichRelevance Personalization Maturity Model™ ajuda os varejistas e as marcas a acompanhar seu progresso pelas principais fases da maturidade de personalização, cada uma das quais tem um impacto específico na experiência dos cliente e no desenvolvimento da marca.

Experiência Estática
  • Nenhuma/poucas recomendações manuais de produto e nenhum marketing dirigido
  • Táticas de merchandising sazonais ou estáticas
  • Criação orientada pelo calendário de marketing ou pelas políticas internas
  • Tratamento idêntico a todos os usuários, a despeito do comportamento ou das diferenças conhecidas

Automação
  • Registros de produto/conteúdo baseado em algorítimos fixos pré-definidos
  • Controle pesado do profissional de merchandising, com teste A/B limitado
  • Nenhum posicionamento dinâmico/condicional
  • Presença predominantemente online

Integração de Informações
  • Vários posicionamentos de práticas recomendadas por toda a experiência do usuário (páginas de categoria, pesquisa, e-mail)
  • Criação e anúncios direcionados
  • Mensagens transparentes para recomendação
  • Merchandising e marketing orientados por dados (por atributo, estoque, segmento)
  • Ordem de classificação personalizada em páginas de grade de produto

Integração Offline
  • Experiência de varejo unificada (p. ex., múltiplas telas, call center, loja física)
  • Integrado com CRM
  • Dados de cliente ativados em todos os novos pontos de contato
  • Dados analíticos em tempo real
  • Experimentação com novos casos de uso (p.ex., geo-direcionamento, coleta na loja)

Multicanal
  • Cultura de "escalada" leva a constante teste e inovação
  • Dados de cliente consolidados e acionáveis em todos os canais
  • Direcionamento baseado em beacon dentro da loja
  • Aplicativos personalizados orientados pelas necessidades específicas do negócio

Diálogo Pessoal
Visão quase total do cliente
Otimizado em todos os canais, processo desenvolvido para o sucesso
Contribuição orientada pelos negócios, mensurável, mas marginal
Orientada por TI e comerciante, decisões do tipo "parece bom", valor mínimo

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